quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Como usar bem seu 13° salário

Como usar bem seu 13° salário
Por Joselias S. Silva.
Final de ano sempre vem com um bônus, milhões de brasileiros recebem o 13° salário este mês e ficarão na tentação de gastá-lo com presentes de Natal e sonhos de consumo adiados, como viagens, compra de carro novo, entre outros. Acontece que o dinheiro não é infinito, por isso é bom pensar em como aplicá-lo para não sair no prejuízo.
A primeira ação que deve ser tomada é a quitação de dívidas. Tente congelar alguns gastos e pagar aquelas que possuem os juros mais altos, por exemplo, cheque especial ou cartão de crédito, assim ficam menos preocupações para o fim de ano, além disso, esta pode ser uma oportunidade que não surgirá nos próximos meses.
Lembre-se de que surgirão despesas sazonais no início do ano, como IPTU, IPVA, matrículas escolares, uniformes, livros, etc., por isso é preciso planejar os gastos. Caso sobre dinheiro, procure um investimento seguro, como caderneta de poupança, papéis do governo ou outros, que algum especialista no assunto, como o gerente de seu banco, saberá lhe indicar.
Somente após a garantia da quitação de dívidas e o bom planejamento financeiro, você pode pensar em fazer aquele curso de aperfeiçoamento profissional ou trocar a mobília da casa, aproveitar as férias, enfim, em realizar sonhos de consumo que antes não estavam ao seu alcance. Entretanto, não se esqueça de que esse bônus só vem uma vez por ano e é fruto do seu trabalho, não é somente um dinheiro extra.
Tome cuidado durante as compras de Natal e não se esqueça de pedir um desconto sempre que possível, a maioria das lojas facilitam as compras nessa época do ano, mas preste atenção para não se endividar. Boas festas e Feliz Ano Novo.
Saiba mais através dos sites:
Dados do professor Joselias S. da Silva.
Joselias é Bacharelclip_image002 em Estatística, formado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas(ENCE). Foi Diretor de Orçamentos do Tribunal Regional Federal(TRF-3ªRegião) e atualmente é professor em universidades paulistas e cursinhos preparatórios para concursos públicos (Curso FMB e Curso Damásio). Visite o Blog para concursos públicos com livros, apostilas, simulados e provas resolvidas(Matemática, Raciocínio Lógico, Estatística e Matemática Financeira). É tudo grátis e vocês podem baixar apostilas e livros para os seus computadores. O endereço do blog é http://professorjoselias.blogspot.com . Para adquirir os cursos online do Professor Joselias entre no site http://www.cursoprofessorjoselias.com.br .

domingo, 17 de novembro de 2013

SIMULADO DE MATEMÁTICA - CONCURSO DO TRT E TRF 3 - GRÁTIS


SÓ ERRA QUEM QUER
SIMULADO ESPECIAL DE MATEMÁTICA
CONCURSO DO TRF E TRT – 2013

1) O tanque de gasolina de um carro tem 22 litros de uma mistura de gasolina e álcool, sendo que o álcool representa 25% da mistura. Quantos litros da mistura devem ser tirados e substituídos por álcool para que a porcentagem de álcool no tanque passe a ser 50%?

a) 5 1/3litros    b) 6 1/4litros   c) 8 1/2litros    d) 7 1/3litros   e) 9 1/2litros

Resposta: D




2) Um comerciante vende uma mercadoria por R$ 1.200,00, ganhando nessa transação 1/5 do preço de custo; por quantos reais deveria vender a mercadoria para ganhar 1/2 do preço de custo?

a) 1300            b) 1350           c) 1400            d) 1450           e) 1500

Resposta: E




3) Um lojista comprou 180 canetas de um mesmo tipo e vendeu 120 delas pelo mesmo preço total pago pelas 180. Se vender cada uma das 60 canetas restantes ao preço unitário das outras 120, a porcentagem de lucro desse lojista, pela venda de todas as canetas, será de:

a) 40%            b) 50%            c) 52%            d) 55%                        e) 60%

Resposta: B



 
4) O resto da divisão de 12x24x28 por 5 é:

a) 0      b) 1      c) 2      d) 3  e) 4              

Resposta: E





5) Paulo acertou 75 questões da prova objetiva do último simulado. Sabendo se que a razão entre o número de questões que Paulo acertou e o número de questões que ele respondeu de forma incorreta é de 15 para 2, e que 5 questões não foram respondidas por falta de tempo, pode-se afirmar que o número total de questões desse teste era

a) 110.             b) 105.            c) 100.             d) 95.              e) 90.

Resposta: E




 
http://www.cursoprofesorjoselias.com.br
 


 
http://www.cursoprofessorjoselias.com.br
 


 


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

100 Questões Resolvidas de Raciocínio Lógico dos Concursos da FCC



Professor: Joselias Silva.
Objetivo: Resolver didaticamente 100 questões de raciocínio lógico aplicadas em provas anteriores da FCC.  
Carga horária: O curso é composto de 100 videoaulas online + apostila com as questões em PDF. 

Investimento: R$ 60,00 a vista. (Pagamento pelo pagseguro em boleto, cartão de crédito ou débito).