sexta-feira, 29 de março de 2013

Concurso do TRF 3ª Região - SP e MS previsto para maio de 2013.


Presidente confirma edital para técnicos e analistas até maio
Fonte: Folha dirigida
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3ª), que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, desembargador Newton de Lucca, confirmou, no último dia 22, que o edital do concurso público para técnicos e analistas do órgão será publicado até, no mais tardar, maio. A declaração ocorreu durante a inauguração da 8ª vara previdenciária, realizada em São Paulo, quando o presidente revelou que está aguardando apenas a sanção do Orçamento Federal para acelerar a abertura do concurso. "Assim que houver a liberação do orçamento  vou correr o máximo possível para abrir o concurso, pois  tenho interesse em fazê-lo da forma mais rápida", declarou o presidente.  De Lucca não descartou a possibilidade de que a publicação aconteça ainda em abril. "Não sei se vou conseguir publicar o edital em abril, mas para maio com certeza, completou. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou, durante anúncio no Senado, no último dia 26, que o Orçamento da União para 2013 deve ser sancionado esta semana.

Para concorrer a técnico é necessário possuir ensino médio completo e para analistas, nível superior. As remunerações iniciais são de R$4.623 e R$7.181,52, respectivamente. Como  benefícios, o Tribunal oferece vale-transporte, reembolso parcial de creche, participação na assistência médico-hospitalar (inclusive para dependentes) e adicional de qualificação.

Segundo informações da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRF informou, o edital está praticamente finalizado, e deve ser apresentado à presidência nos próximos dias, para que a seleção seja autorizada, o que ainda não tinha sido possível devido a falta de orçamento. Fontes ligadas ao setor informaram que existe a possibilidade de que a contratação da organizadora aconteça de forma direta, sem licitação, o que aceleraria ainda mais a publicação. A expectativa é de que seja a Fundação Carlos Chagas.

O número de vagas  somente será definido no fechamento do edital, pois contará com todas disponíveis na região judiciária, como já havia adiantado o departamento de seleção do Tribunal.  Porém, a expectativa é de que o número de contratações seja muito superior ao previsto no edital, por causa da criação de 32 novas varas, que serão inauguradas até o próximo ano. Com criação das novas unidades serão abertas 640 novas vagas, sendo 352 para técnico judiciário e 288 para analista. Atualmente o TRF já conta com 39 vagas disponíveis para o concurso, de acordo com o último levantamento funcional, sendo 29 para técnicos e dez para analistas. Newton de Lucca ressaltou que existe uma grande necessidade de servidores devido às inaugurações. "Nós estamos absolutamente carentes e necessitados de pessoal, de analistas judiciários e de técnicos judiciários. Sem eles não podemos tocar a justiça. Precisamos muito" declarou.

Além dos cargos já confirmados de técnico na área administrativa e analista na área judiciária (para quem possui nível superior em Direito), o concurso deverá contar com vagas para as áreas de apoio especializado e de serviços.  Neste caso, além da escolaridade, outras exigências específicas podem ser cobradas, como curso técnico ou habilidade específica na área de atuação, que deve ser comprovada na prova prática.

O último concurso do Tribunal, realizado em 2007, contou com 356 servidores nomeados até abril de 2012, fim do prazo de validade do concurso, superando a oferta inicial de 191 vagas. Na ocasião foram registrados 95.299 inscritos. A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas. Atualmente o TRF da 3ª Região conta com um quadro de pessoal de 1.867 servidores, sendo 599 analistas judiciários, 1.234 técnicos judiciários e 34 auxiliares judiciários.

IGOR REGIS