quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Como usar bem seu 13° salário


Como usar bem seu 13° salário
Por Joselias S. Silva.
Final de ano sempre vem com um bônus, milhões de brasileiros recebem o 13° salário este mês e ficarão na tentação de gastá-lo com presentes de Natal e sonhos de consumo adiados, como viagens, compra de carro novo, entre outros. Acontece que o dinheiro não é infinito, por isso é bom pensar em como aplicá-lo para não sair no prejuízo.
A primeira ação que deve ser tomada é a quitação de dívidas. Tente congelar alguns gastos e pagar aquelas que possuem os juros mais altos, por exemplo, cheque especial ou cartão de crédito, assim ficam menos preocupações para o fim de ano, além disso, esta pode ser uma oportunidade que não surgirá nos próximos meses.
Lembre-se de que surgirão despesas sazonais no início do ano, como IPTU, IPVA, matrículas escolares, uniformes, livros, etc., por isso é preciso planejar os gastos. Caso sobre dinheiro, procure um investimento seguro, como caderneta de poupança, papéis do governo ou outros, que algum especialista no assunto, como o gerente de seu banco, saberá lhe indicar.
Somente após a garantia da quitação de dívidas e o bom planejamento financeiro, você pode pensar em fazer aquele curso de aperfeiçoamento profissional ou trocar a mobília da casa, aproveitar as férias, enfim, em realizar sonhos de consumo que antes não estavam ao seu alcance. Entretanto, não se esqueça de que esse bônus só vem uma vez por ano e é fruto do seu trabalho, não é somente um dinheiro extra.
Tome cuidado durante as compras de Natal e não se esqueça de pedir um desconto sempre que possível, a maioria das lojas facilitam as compras nessa época do ano, mas preste atenção para não se endividar. Boas festas e Feliz Ano Novo.
Saiba mais através dos sites:
Dados do professor Joselias S. da Silva.
Joselias é Bacharelclip_image002 em Estatística, formado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas(ENCE). Foi Diretor de Orçamentos do Tribunal Regional Federal(TRF-3ªRegião) e atualmente é professor em universidades paulistas e cursinhos preparatórios para concursos públicos (Curso FMB e Curso Damásio). Visite o Blog para concursos públicos com livros, apostilas, simulados e provas resolvidas(Matemática, Raciocínio Lógico, Estatística e Matemática Financeira). É tudo grátis e vocês podem baixar apostilas e livros para os seus computadores. O endereço do blog é http://professorjoselias.blogspot.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário